26/03/2008 - 12h45
Claridade reforça medo do escuro em "Resident Evil 5"
da Redação
Segundo entrevista em vídeo da revista Famitsu, "Resident Evil 5", previsto para Xbox 360 e PlayStation 3, terá foco na claridade, com o propósito de acentuar os locais escuros. O DVD encartado na publicação mostrou imagens recentes do game.
A produtora Capcom explica que o trabalho gráfico está concluído e, atualmente, está sendo trabalhada a mecânica de jogo. Pelas imagens, os controles lembram o de "Resident Evil 4", com foco voltado à ação. A câmera fica posicionada atrás do protagonista Chris Redfield (que dividiu com Jill Valentine o posto de personagem principal no "Resident Evil" original), mostrando seu tronco. Ao empunhar a arma, o visão fica mais próxima do personagem, e uma mira laser passa a ser controlada pelo jogador.
A produtora explica que a claridade será reforçada em "Resident Evil 5". Parece um contra-senso, já que se trata de um jogo de terror, no qual a escuridão tem papel importante. Mas a Capcom diz que o intuito da luz, do sol a pino (o clima muda com o passar do tempo), é exatamente evidenciar a sombra, e os perigos que espreitam nos lugares escuros.
É que em locais claros, o olho humano regula a íris para captar menos luz e, assim, os objetos e inimigos que estão na sombra não podem ser vistos. Somente quando se chega nesses locais que esses objetos passam a ser percebidos, a medida que os olhos se acostumam à nova claridade.
Se "Resident Evil 4" aconteceu na Europa, a inspiração dos cenários do sucessor é a África. As imagens mostram uma vila rústica, e os inimigos parecem ser moradores do local. Quando mortos, seus corpos derretem.
A Capcom diz que a quantidade de inimigos será maior, e por isso, o número de armas também é grande. Por falar nelas, grande parte dos armamentos será baseada em modelos reais.
A companhia diz que haverá muitas novidades em relação "Resident Evil 5" em 2008. Por enquanto, ainda não há data de lançamento prevista para o game.